top of page
Buscar
  • Foto do escritorPercio Diogo

Sempre é tempo de um A a mais

Todos precisam dos 4 As:

Aconchego, Afago, Acolhimento e Atenção.



Tenho uma longa história de proximidade a idosos muito queridos: pai, mãe, tias, tios, amigos e sogras.

A todos eles, sempre consegui dedicar muito tempo de atenção e com eles, aprendi a ouvir.


Aprendi a ouvir dezenas, centenas de vezes as mesmas histórias (muitas com versões que iam mudando conforme a época) que eles adoravam contar, simplesmente porque isso proporcionava imenso prazer a eles.


Era ótimo fingir que nunca tinha ouvido aquela história do namorado que caiu na cisterna, da dança na praia a noite, das árvores frutíferas que tinham no sítio e o galo bravo que assustava a todos, ou ainda dos amigos e familiares que vieram juntos no navio da Itália e como eles continuaram se ajudando aqui...eu provocava a memória por uma versão diferente, insistia nos detalhes e ficava surpreso com as reações que as lembranças causavam.


Eu sentia que, a cada relato, o tempo os remoçava. Era quase um renascimento daqueles bons tempos sem artrose, artrite e osteoporose, sem remédios, sem exames médicos. Sem solidão. E com muitos amores, parentes e amigos.


Para cada um desses idosos, sei que fui um amigo confidente e paciente além de qualquer outra relação de parentesco próximo ou distante.


Um amigo que sabia ouvir, rir das histórias, abraçar e ser abraçado com toda solidariedade quando uma lembrança mais triste vinha na bagagem da viagem ao passado. Sei que dediquei a todos eles o tempo possível.


E sei também que esse tempo foi pouco.


Tudo poderia ter sido mais. Poderia ter sido mais intenso. Mais frequente. Mais presente...Mas...como dar prioridade de tempo entre tantas outras prioridades que a vida nos impõe?


Agora, com o jeito Befriend de ouvir, fazer amizade e registrar histórias de vida para que a vida não se perca, acredito que eu e meu grupo, poderemos retribuir muitos 4As

( Aconchego, Afago, Acolhimento, e Atenção) a outros idosos tão queridos como os nossos foram. Inesquecíveis amigos que só queriam um ou outro A a mais, que a gente tinha demais e não percebia que poderia compartilhar para ganhar em dobro.


Aconchego, Afago, Acolhimento e Atenção. Coisas de Amigo.

De um Amigo Befriend. Um A nunca é demais


Percio Diogo




23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page